top of page

Você sabia que o cuidado com o seu bebê começa antes mesmo do nascimento?

O pré-natal pode revelar segredos importantes sobre sua saúde e fortalecer o vínculo com seu bebê desde o comecinho da gestação


Como você está se sentindo por aí? A notícia da gravidez, mesmo quando tão esperada, vem como um turbilhão de emoções, né? Uma mistura de alegria, ansiedade, dúvidas… e tá tudo bem sentir tudo isso ao mesmo tempo.

Hoje, eu queria conversar com você sobre algo muito especial: o pré-natal. Mas não do jeito técnico e cheio de termos difíceis. Quero te contar, de mulher para mulher, por que esse acompanhamento é um dos maiores gestos de amor e autocuidado que você pode oferecer a si mesma e ao seu bebê.


Pré - natal


Você também pode fazer o seu pré-natal antes mesmo de engravidar. O ideal é que ele seja feito na fase de pré-concepção, avaliando a sua saúde e diagnosticando doenças ou infecções possíveis de serem tratadas antes da gestação.


Um cuidado que começa bem antes de pegar no colo


O pré-natal é aquele momento só seu e do seu bebê. Cada consulta, cada exame, cada escuta atenta do coraçãozinho… tudo isso é como um lembrete: vocês não estão sozinhos.

É nessa fase que o seu corpo começa a se transformar, e o seu bebê também. E sabe o mais lindo? É quando começa a conexão entre vocês. Mesmo que ele ainda esteja tão pequenininho, seu corpo já está se comunicando com ele. E o pré-natal é esse canal onde médico e mãe podem entender, acompanhar e proteger esse processo.


Nas primeiras consultas é possível identificar a idade gestacional, a provável data do parto e se a sua gravidez apresenta alguma complicação, prevenindo e diminuindo os riscos para você e o seu bebê. Logo após a primeira consulta, você receberá a Caderneta da Gestante, com informações imprescindíveis sobre a gestação e o desenvolvimento do seu bebê, assim como a data da sua próxima consulta.


Pequenos sinais, grandes revelações


Durante as consultas de pré-natal, você pode descobrir coisas valiosas sobre sua saúde — pressão arterial, níveis hormonais, anemia, infecções, diabetes gestacional, entre outros. Tudo isso é acompanhado com carinho para prevenir riscos e evitar surpresas mais difíceis lá na frente. Às vezes, nosso corpo dá sinais silenciosos, e o pré-natal ajuda a escutá-los antes que virem algo maior. Isso te dá mais segurança, tranquilidade, e também poder de decisão.


Segundo o Ministério da Saúde, a recomendação é que as consultas sejam realizadas uma vez por mês até a 28ª semana, passando para 15 em 15 dias até a 36ª semana e, a partir daí, acontecer semanalmente até o fim da gestação. Caso você tenha doenças como diabetes ou pressão alta, o seu médico(a) deve pensar em um calendário de consultas personalizado para a sua gestação.


O pré-natal pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde - SUS ou em hospitais particulares, com o seu médico(a) de confiança, que vai tirar todas as suas dúvidas e te orientar sobre os exames necessários, vacinas, vitaminas essenciais e os medicamentos que devem ser evitados ao longo da gestação. Essa também será a hora de agendar a sua primeira ultrassonografia, momento em que você vai ver o seu pacotinho de gente ganhando forma e a emoção vai tomar conta do seu coração de mãe, afinal, uma imagem vale mais que mil palavras, não é mesmo? Ah, e entre a 16ª e a 20ª semana de gravidez, você já consegue saber o sexo do seu bebê!


Plano de parto


Durante o pré-natal, você pode fazer o seu plano de parto, uma carta feita por você contendo todas as suas escolhas em relação a gestação como por exemplo, a forma do parto, a localização da maternidade, quais medicamentos você gostaria de tomar ao sentir dor, dentre outros detalhes sobre esse momento tão especial. Esse é um procedimento legal e recomendado pela Organização Mundial da Saúde e, caso seja a sua vontade, pode ser feito em conjunto com o seu companheiro(a) e o seu médico de confiança.


Pré -natal Odontológico


Outro cuidado importante é a realização do pré-natal odontológico, acompanhamento feito com o seu dentista para evitar problemas de saúde bucal durante a gestação e também te orientar quanto a saúde bucal do seu bebê. Qualquer sintoma estranho ou que te cause dúvidas em relação à sua saúde e a sua gravidez, procure o seu médico de confiança.


Você não precisa saber tudo - no entanto pode se cuidar com amor


Você não precisa saber tudo agora. Não precisa estar 100% preparada. A verdade é que a maternidade real é cheia de descobertas, tropeços e aprendizados diários. Mas se tem algo que você pode fazer desde já, com carinho, é se cuidar.

Ir às consultas, tirar dúvidas, fazer seus exames, se ouvir. Tudo isso é você se colocando no centro também, não só o bebê. Porque uma mãe bem cuidada tem muito mais espaço para amar, acolher e nutrir.


Um lembrete carinhoso


Se você ainda não começou seu pré-natal ou está insegura com o acompanhamento atual, procure alguém que te faça sentir segura. Você merece esse cuidado. Você e seu bebê estão começando uma história linda — e ela merece ser acompanhada com respeito, empatia e muito amor.


Compartilhe esse texto com uma amiga que também está nessa jornada. E vem com a gente lá nas redes: @omundomaeoficial — aqui, você nunca está sozinha. Temos conteúdos incríveis para vocês aqui no blog!

 

Comments


Logotipo o Mundo Mãe

© 2020 por O Mundo Mãe. Todas as imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.

bottom of page