Como me cuidar no pós-parto?
- O Mundo Mãe
- 8 de mai. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de abr.
Com a chegada do bebê, os dias são cheios de surpresas e vocês estão aprendendo o que faz sorrir e o que incomoda. Mas entender que você também precisa de cuidados é fundamental para o seu bem-estar. Te pareceu estranho pensar nisso?

Imagem Wix
Então vem com a gente e vamos bater um papo!
Alguém já te falou: Curta bastante a gravidez porque depois que o bebê nasce, você já não tem mais controle? Pois é! É realmente difícil prever todas as reações de um bebê. Afinal, é um novo ser que chegou e que está aprendendo tudo sobre a vida. Por outro lado, você também está aprendendo e é complicado saber tudo o que essa nova pessoinha precisa.
Por muito tempo as mulheres foram ensinadas que todas nós tínhamos um instinto natural para ser mãe.
Hoje em dia a gente já sabe que isso não é verdade, já que a maternidade é construída no dia-a-dia, aprendendo, errando e se adaptando. Mas, mesmo assim fica aquela cobrança e ter um pouco de paciência com você mesma nesse período pode lhe trazer dias mais tranquilos.
Embora os dias e as noites estejam mais confusos, tirar frações de tempo só para você contribui para seu bem-estar e garante a sua saúde nessa nova etapa da vida.
Aqui vamos te dar algumas dicas de como conseguir esses minutinhos e o que você pode fazer com esse tempo tão valioso:
Tire 5 minutos para você
Tente tirar 5 minutos para você colocar o pé no chão e respirar. Parece bobo, mas o exercício diário de se concentrar na sua própria respiração, perceber o ar que entra e sai dos seus pulmões pode te tirar por instantes da nova rotina (de não ter rotina) e te trazer mais tranquilidade. Tente fazer isso diariamente, não importa o horário. A gente sabe que as primeiras semanas são mais difíceis ter horários bem definidos e a prática diária dessa técnica oxigena o cérebro e pode te trazer mais equilíbrio.
Esses 5 min podem ser preenchidos também com uma pequena rotina diária de passar um cafezinho, tomar um chá ou mesmo tomar uma água prestando atenção na sensação de fazer algo para você mesma.
Aproveite para relaxar no banho
Sempre que possível, priorize um tempo de qualidade para o banho. Você deve estar pensando: “Nossa, tempo para o banho? Todo mundo precisa manter a higiene pessoal.” Mas não é sobre isso que estamos falando. É certo que manter a higiene pessoal é importante, mas tirar aqueles 2 ou 3 minutos a mais para lavar o rosto, pentear o cabelo ou escovar os dentes é bom para você manter uma pequena rotina de autocuidado. Há muitos casos de mulheres que, no momento de adaptação ao novo bebê, acabam não tendo tempo para esses cuidados, o que pode desencadear muita frustração das mães quando elas se dão conta de que na correria do dia não conseguiram nem escovar os dentes. Isso é comum acontecer, afinal tudo é novo. Por isso esses momentos de relaxamento permitem que você crie pequenos rituais de autocuidado.
Por falar nisso, aproveite a chegada daquela visita e tire 10 minutos para você tomar um banho mais longo. Confiar que outras pessoas adultas conseguem cuidar do seu bebê alivia bastante a responsabilidade depositada em você.
Divida o que você tá sentindo
Conversar com as pessoas sobre esse processo de mudanças pode te ajudar a trocar experiências e conhecer novas maneiras de lidar com as situações. Chame as amigas para um encontro e coloque o papo em dia. Comente com elas sobre os novos desafios e como estão sendo os seus dias. Dessa maneira, você não fala só sobre o bebê e divide as novas sensações com as pessoas que você gosta e confia.
Lembre-se: você não precisa fazer isso sozinha
Tradicionalmente a gente acaba achando que os cuidados com o bebê devem ser feitos ou protagonizados pelas mães, mas, isso não é verdade! Você pode dividir esse cuidado com o pai, a mãe, os avós ou outros familiares. Compartilhar os cuidados do bebê com a sua família pode te dar mais tempo livre para as suas próprias atividades. Então dividir esses cuidados com outras pessoas não te faz uma mãe menos capaz e permite que essa fase flua de forma mais saudável para você e seu bebê.
E o mais importante, você não precisa dar conta de tudo, então não se cobre em seguir todas essas dicas. Muitas pessoas terão conselhos para te dar, mas é fundamental que você avalie, experimente e siga com aquilo que faz sentido para você. Só você sabe como está seu corpo, sua mente e conhece a mulher que você se transformou.
Quando você encontrar esses minutinhos de respiro, vem para nossa página ler e compartilhar como tem sido os seus dias. A prática de leitura diária é maravilhosa e a gente vai adorar saber quais estratégias você está desenvolvendo para viver essa nova fase da vida! Siga as nossas redes sociais e comente quais dessas dicas você conseguiu inserir na sua rotina!
#omundomaeoficial #blogomundomae #maternidadereal #maternidade #curiosidadedemae #maedeprimeiraviagem #primeirobebe #maes #mamaes #maesdemultiplos #maesgemeos #maesolo #maesdobrasil #mulheres #parto #purperio #partohumanizado #cesaria #posparto
Comments