top of page

Existem diferentes tipos de gravidez?

Atualizado: 30 de abr.

Depois da surpresa de saber que está grávida, é comum você ter várias perguntas: como serão as próximas semanas? O que é preciso saber para viver uma gravidez saudável? No meio de tantas perguntas, você já pensou quantos tipos de gravidez existem?


Imagem Freepik


Mais de um tipo de gravidez?


Você deve estar se perguntando: mas como assim? Vem cá, vamos te explicar tudinho! Existem vários tipos de gestações que são popularmente conhecidas como “gravidez”, mas que são bem diferentes daquela gravidez que conhecemos, que dura cerca de 40 semanas.

Provavelmente você já conhece algumas delas, talvez só não saiba que elas são classificadas como “tipos de gravidez”. Então vai marcando por aí quais são os tipos que você já conhece e no final conta pra gente nos comentários!

O tipo de gravidez mais comum é a gravidez intrauterina. É ela que geralmente aparece nas novelas, séries e filmes, que tem a duração de 40 a 42 semanas. Essa gravidez acontece quando o óvulo fertilizado é implantado no útero, gerando a placenta e criando um ambiente adequado para o bebê se desenvolver.


Certamente você já soube de algum caso em que o bebê se desenvolveu nas trompas, ou em algum outro órgão. Essa é uma das características de uma gravidez ectópica, que acontece quando o embrião se desenvolve fora do útero. Nesses casos o embrião pode se desenvolver nas trompas, na cavidade abdominal, no colo do útero, ou mesmo nos ovários.


Agora, um tipo de gestação que é bem rara é a gravidez heterotópica. Nela há dois tipos de gestação acontecendo ao mesmo tempo: a intrauterina (aquela que comentamos que é a mais comum) e a ectópica (a gestação fora do útero).


Você tem gêmeos na família? Sabe como é chamado esse tipo de gravidez? Se você respondeu algo perto de gravidez gemelar ou gravidez múltipla, tá certíssima! Quando a gestação tem mais de um bebê, o óvulo pode ter se dividido no momento em que ele é implantado no útero (gerando gêmeos idênticos), ou ter sido fecundado em diferentes óvulos por espermatozoides distintos (gerando gêmeos diferentes).


Já soube de algum caso em que o teste de gravidez deu positivo, mas a gestação não aconteceu? Esse pode ser um caso de gravidez química. Nela o hormônio da gravidez dá esse falso positivo nos testes de farmácia, mas depois de alguns dias o hormônio deixa de ser produzido e o teste pode ser feito de novo, mas o resultado será negativo.


Outro tipo de gravidez bem diferente daquela que mais conhecemos é a gravidez molar. O nome dela já dá alguns indícios sobre a sua principal característica, você já vai entender sobre o que estamos falando. Esse tipo de gestação acontece quando há algum problema na fertilização do óvulo, gerando uma mola hidatiforme (parecida com um cacho de uva). Nesse caso, o desenvolvimento da placenta é comprometido, não tendo espaço para o bebê se desenvolver. É importante saber que a gravidez molar é considerada uma patologia (doença), então é preciso acompanhar ela de perto para evitar que se transforme em um tumor.


E aí, quantos tipos de gravidez você já conhecia?


Conseguiu marcar mais de uma? Aqui a gente trouxe alguns tipos para lembrar que independente das características da gestação, todas elas precisam de cuidados, a questão é identificar quais práticas são essenciais para cada tipo.


Saber essas diferenças te permite descobrir quais são as melhores maneiras de ter uma gestação saudável. A consulta regular ao profissional da saúde te ajudará a acompanhar o desenvolvimento do seu bebê, e entender quais cuidados a sua gestação vai precisar.


Informação é tudo! Por isso, se manter bem informada é fundamental para você se sentir mais confiante e segura para viver essa experiência. Então, se você tiver mais dúvidas, siga as nossas redes sociais @omundomaeoficial e confira os diversos conteúdos que preparamos para te apoiar nessa caminhada!


Ah, não esqueça de mandar esse post para aquela amiga que também pretende ser mãe! Temos muitos conteúdos incríveis para vocês aqui no nosso blog!

Comments


Logotipo o Mundo Mãe

© 2020 por O Mundo Mãe. Todas as imagens são de propriedade de seus respectivos donos. É vedada a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo sem expressa autorização.

bottom of page