Decidi engravidar. E agora?
- O Mundo Mãe
- 8 de mai. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 30 de abr.
A decisão de gerar uma nova vida vem acompanhada de uma série de incertezas: Quando devo parar o anticoncepcional? Qual o melhor dia para tentar? Quais profissionais irão me acompanhar? Será que eu estou realmente preparada para ser mãe?

Imagem Wix
Calma! Você não está sozinha nesse barco!
Conversar com o seu parceiro ou parceira sobre o seu desejo de ser mãe é o primeiro passo para que essa decisão não seja apenas sua, mas sim, do casal. A gravidez é um período de sobrecarga física e emocional muito grande, por isso, dialogar com a sua rede de apoio é muito importante.
A partir daí, se dá toda a preparação para conceber o novo membro da família. Para que a gravidez suceda de forma saudável, é crucial que você procure orientação médica pelo menos 3 meses antes de começar as tentativas. Aqui, o papel do profissional da saúde será de te ouvir, tirar todas as suas dúvidas, acolher os seus medos e expectativas, te examinar e investigar, trazendo tranquilidade para esse momento tão sonhado.
Nesse período de pré-concepção, as condições físicas e emocionais do casal devem ser avaliadas através de exames clínicos ou de laboratório, variando de paciente para paciente. Os hábitos de vida do casal também merecem todo cuidado neste momento.
Manter uma alimentação equilibrada, realizar atividade física regularmente e ter um diálogo aberto com o seu parceiro ou parceira contribuem na construção da saúde física e mental necessárias para a futura mamãe.
Após todos esses processos, se você estiver com dificuldades para engravidar naturalmente, não desanime! Tratamentos especializados como a Inseminação Artificial e a Fertilização In Vitro (FIV) podem te ajudar a vencer esse desafio. Mas lembre-se: a melhor opção para você deve ser avaliada pelo profissional da saúde de de confiança.
O que ninguém te conta sobre esse período de tentativas é que, nem sempre, a primeira será um sucesso. Mesmo com todos os cuidados e acompanhamento, talvez você demore um pouco mais para engravidar. E está tudo bem!
Alguns casais engravidam na primeira semana, outros demoram alguns meses ou até anos para chegar lá. A ansiedade, o medo e a frustração das expectativas talvez sejam seus maiores inimigos nesse período. Libertar-se da culpa e dos anseios, buscando viver esses meses com tranquilidade, é o melhor caminho para que, em breve, você conceba a sua tão sonhada gestação e finalmente diga: “Estamos grávidos!”
E você, já tomou a decisão de engravidar ou ainda está avaliando as possibilidades? Conta pra gente nas nossas redes sociais @omundomaeoficial!
Ah, não esqueça de mandar esse post para aquela amiga que também pretende ser mãe! Temos muitos conteúdos incríveis para vocês aqui no nosso blog!
Comments